PrInt/PPGQMC: Desenvolvimento e Aplicação de Nanocatalisadores

O Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) foi lançado pela da CAPES no ano de 2017 através do Edital 41/2017, visando à seleção de Projetos Institucionais de Internacionalização de Instituições de Ensino Superior ou Institutos de Pesquisa.

São objetivos do Programa:
1. Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições contempladas nas áreas do conhecimento por elas priorizadas;
2. Estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas à pós-graduação;
3. Ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação das instituições contempladas;
4. Promover a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos, pósdoutorandos e docentes para o exterior e do exterior para o Brasil, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu com cooperação internacional.
5. Fomentar a transformação das instituições participantes em um ambiente internacional.
6. Integrar outras ações de fomento da Capes ao esforço de internacionalização.

O Programa de Pós-graduação em Química (PPGQMC), participante do projeto institucional, coordena o subprojeto intitulado “Desenvolvimento e Aplicação de Nanocatalisadores“, dentro do tema “Nanociência e Nanotecnologia“, no qual são participantes também os Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PósENQ) e o Programa de Pós-Graduação em Farmácia (PGFar).

Os docentes e discentes pertencentes ao PPGQMC podem também participar dos editais dos subprojetos PrInt coordenados por estes programas participantes, assim como os docentes e discentes pertencentes ao PósENQ e ao PGFar podem participar dos editais lançados pelo PPGQMC. Além disso, todos podem participar dos editais da PROPG. Todos candidatos às bolsas serão selecionados através de editais específicos publicados por cada programa de pós-graduação, no âmbito de seus respectivos subprojetos.

 

Modalidades de financiamento: Bolsas

Capacitação de Docentes e Técnicos  no Exterior, até 3 meses (CPTE)
Doutorado Sanduíche no Exterior, de 6 a 12 meses (PDSE)
Jovem Talento com Experiência no Exterior, de 6 a 36 meses (JTEE)
Professor Visitante no Brasil, de 15 dias a 12 meses (PVB)
Professor Visitante no Exterior, de 3 a 12 meses (PVE)

Pós-doutorado com experiência no exterior, de 6 a 36 meses (PDEE)


Saiba mais sobre o PrInt-CAPES-UFSC:

PRINT CAPES UFSC